
SOBRE O PROFESSOR
Marciano Seabra de Godoi
Marciano Seabra de Godoi teve sua educação básica realizada em escolas públicas e privadas em Conselheiro Lafaiete (MG), Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em Belo Horizonte, cursou paralelamente entre 1990 e 1995 as graduações em Direito (na UFMG) e em Ciências Econômicas (na PUC Minas). Começou sua carreira profissional em 1993 como trainee na empresa internacional de consultoria e auditoria Arthur Andersen. Sua carreira na advocacia tributária se iniciou em 1996, área em que permanece militando como advogado e consultor da sociedade Rolim Goulart Cardoso.
A carreira como pesquisador teve início em 1996 com o ingresso no mestrado em direito tributário na UFMG, mesmo ano em que começou a dar aulas de direito financeiro e tributário na Universidade de Itaúna (MG), em que permaneceu até 1998. Em 1999 defendeu e publicou sua dissertação de mestrado (disponível neste site) e ingressou por concurso de provas e títulos na carreira docente da PUC Minas – Faculdade Mineira de Direito.
De 2001 a 2002 viveu em Madri e cursou o doutorado em direito financeiro e tributário na Universidade Complutense. Sua tese defendida em 2004 foi publicada em livro em 2005 pela Editora do Instituto de Estudos Fiscais (Ministério da Fazenda do Governo da Espanha). Retornou a Madri para realizar estudos de pós-doutorado na Faculdade de Direito da Universidade Autônoma em 2011-2012, que o contratou como professor visitante durante os meses de janeiro a março de 2022.
Em 2007 ingressou no quadro permanente de docentes do Programa de mestrado/doutorado em Direito da PUC Minas, do qual foi coordenador entre 2020 e 2023. Neste Programa já orientou mais de quarenta dissertações de mestrado e dez teses de doutorado.
Em 2016 criou e registrou no Diretório CNPq o Grupo de Pesquisa Finanças Públicas, Igualdade e Democracia e desde 2021 coordena junto à Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas o Projeto “Educação fiscal nas escolas da educação básica da região metropolitana de Belo Horizonte”, que já atendeu mais de 15 escolas públicas e privadas do ensino médio e fundamental na região metropolitana de Belo Horizonte.
Desde 1996, o professor Marciano publicou aproximadamente 150 artigos de periódicos e livros/capítulos de livro no Brasil, Argentina, Espanha, Holanda, Polônia e Portugal.